CABEC - Caixa de Previdência Privada BEC

INSTITUCIONAL | HISTÓRICO

A CABEC foi fundada em 23 de dezembro de 1971, com o nome Caixa de Assistência Social e Pecúlio dos Funcionários do BEC, constituída sob a forma de sociedade civil e pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará.

Inicialmente suas atividades foram desenvolvidas nas dependências do Departamento Financeiro do Banco do Estado do Ceará, sito na Rua Pedro Pereira, 481, as quais eram realizadas com pessoal cedido pelo então patrocinador.

Em 1981, a Entidade passou a funcionar na Av. Barão de Studart, nº 1071 – Aldeota. Em 1984, mudou sua sede para a Rua Pedro Pereira, nº 460, 7º Andar - Edifício Santa Lúcia. À época, contava com pessoal cedido pela Associação Atlética Banco do Estado do Ceará.

Em 1985, houve mais uma mudança de sede, passando a funcionar na Rua Major Facundo, nº 844, 2º Andar, Edifício Butano. Nesse tempo, suas atividades já se desenvolviam com quadro próprio de pessoal.

Em 1979, foi alterada a razão social para CABEC – Caixa de Previdência Privada do Banco do Estado do Ceará, Entidade fechada de previdência privada, constituída sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará.

Em 20/08/1989, passou a funcionar em sede própria na mesma Rua Major Facundo, nº 907. Em dezembro/2005, o Banco do Estado do Ceará, patrocinador da CABEC desde a sua fundação, foi privatizado, tendo a razão social alterada para Banco BEC S.A. Conforme Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 30.11.2006 do Banco BEC S.A., foi aprovada a incorporação do referido Banco à empresa Alvorada Cartões, Crédito, Financiamento e Investimento S.A.

Em dezembro de 2007, visando à modernização de sua estrutura organizacional, a sede da Entidade foi mais uma vez remanejada, saindo do Centro da Cidade para o Bairro Joaquim Távora, Edifício Torre Empresarial Quixadá, situado na Av. Barão de Studart, nº 2360.

O “Convênio de Adesão” e o “Termo de Adesão” firmados em 29.08.2008 e publicados no Diário Oficial da União de 28/04/2009 estabeleceram como patrocinadores da CABEC a empresa Alvorada Cartões, Crédito, Financiamento e Investimento S.A. e a própria CABEC – Caixa de Previdência Privada do Banco do Estado do Ceará.

Em outubro/2009, no ensejo de mais uma alteração estatutária, aprovada pela Secretaria de Previdência Complementar - SPC, a razão social da Entidade foi novamente alterada para a atualmente em uso: CABEC - Caixa de Previdência Privada BEC.

Em agosto de 2015, a CABEC assina o Termo Declaratório de Adesão aos termos do Regulamento do Plano de Benefício Definido, Plano BD, ao qual se vincula o atual Patrocinador Banco Bradesco S.A. Atualizado em 08/08/2018.

Voltar Topo