CABEC - Caixa de Previdência Privada BEC

Notícias

27.04.2018
Benefícios do treinamento resistido para terceira idade

O envelhecimento normal é um processo pelo qual há uma diminuição gradativa das capacidades dos vários sistemas orgânicos, o que limita a capacidade funcional dos indivíduos da terceira idade.

Exercício resistido é o treinamento contra resistência, geralmente realizado com a utilização de pesos, e tem como benefícios: o desenvolvimento de potência, força e resistência muscular, diminuição de gordura corporal, e aumento de massa magra e deste modo favorece uma melhor aptidão física e qualidade de vida por facilitar atividades do cotidiano como por exemplo carregarpesos, subir escadas, entre outros. O treinamento resistido tem sido indicado para melhoria dessas capacidades e apresenta um efeito benéfico na saúde de tal população.

A perda das massas óssea (osteopenia e osteoporose) e muscular (sarcopenia), assim como da força e potência muscular, todas comuns à terceira idade, podem ser atenuadas ou até mesmo revertidas com a prática regular dos exercícios resistidos, provocando assim uma velhice mais ativa e saudável.

voltar