CABEC - Caixa de Previdência Privada BEC

Notícias

17.10.2018
Projeto Mesa Brasil aproveita integralmente alimentos que seriam descartados; veja receitas criativas

Objetivo da iniciativa é evitar desperdício de comida. Entre combinações curiosas estão brownie de feijão e pudim de couve-flor.

O projeto Mesa Brasil do Sesc do Rio de Janeiro tem uma inciativa para aproveitar integralmente alimentos que seriam descartados. O objetivo da iniciativa é evitar o desperdício de comida e contribuir para Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de vulnerabilidade.

O Bom dia Rio desta terça-feira (16), data que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, separou algumas receitas inusitadas que são ensinadas pelo Mesa Brasil. A ideia é fazer suco, sopa e outros pratos com alimentos que iriam para o lixo. Entre as combinações curiosas estão o brownie de feijão, o pudim de couve-flor, o suco de repolho roxo e maracujá e o croquete de chuchu.

A iniciativa cria receitas para pratos salgados, doces e sucos, o que permite uma dieta mais completa, introduzindo esses alimentos em todas as refeições do dia e fazendo bem para saúde.

Fundado há 18 anos, o programa Mesa Brasil recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo, ainda que eventualmente não tenham valor comercial. Depois disso, realiza a distribuição para instituições de assistência social previamente cadastradas.

Mais de 50 mil pessoas de 308 instituições entre asilos, creches, orfanatos e outros, em 33 municípios do estado são beneficiados.

Veja as receitas:

Pé-de-moleque de semente de abóbora
Ingredientes:

Semente de abóbora – 500g
Açucar demerara – 400g
Manteiga – 20g
Leite condensado – 1 lata
Modo de preparo:

Leve ao forno a semente, o açúcar e a manteiga. Quando derreter por igual e ficar um caramelo, coloque o leite condensado, mexendo rapidamente até desgrudar da panela. Despeje em forma untada. Espere esfriar e corte em quadradinhos.

Bolo vermelho de beterraba
Ingredientes:

Massa
Leite – 200ml
Suco de limão – 1 colher de sopa
Vinagre – 1 colher de sopa
Ovos – 2 unidades
Óleo – 200ml
Baunilha – 1 colher de chá
Beterraba cozida com cascas e batidas – 2 unidades
Farinha de triga – 2 xícaras de chá
Açúcar – 1 ½ colher de chá
Chocolate em pó – 2 colheres de sopa
Sal – 1 colher de chá
Bicarbonato de sódio – 1 colher de sopa
Recheio
Leite – ½ xícara de chá
Leite condensado – 1 lata
Creme de leite – 1 lata
Banana – 3 cascas
Banana – 1 unidade
Leite em pó – 2 colheres de sopa
Margarina – 1 colher de sopa

Modo de preparo:

Massa: misturar o leite com o limão e o vinagre. Deixe descansar por 10 minutos. À parte, coloque o óleo, a baunilha e a beterraba batida, junte o leite, mexa levemente e acrescente os ingredientes secos aos poucos até a massa ficar homogênea. Distribua em forma untada e polvilhada. Asse em forno a 180 graus.

Recheio: bata no liquidificador a banana e as cascas das bananas picadas, o leite, o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó. Coloque em uma panela a margarina e todos os ingredientes batidos. Mexa até o ponto de brigadeiro cremoso.

Coxinha de cenoura
Ingredientes:

Cenoura – 2 unidades
Peito de frango
Farinha de trigo – 3 xícaras de chá
Cebola – 1 ½ unidade média
Sal – 1 colher chá
Folhas de espinafre com talos – 5 unidades
Alho – A gosto
Margarina – 1 colher de sopa
Salsa – A gosto
Modo de preparo:

Massa: cozinhar a cenoura junto com a cebola e o peito de frango. Bata no liquidificador apenas cenoura com o caldo do cozimento. Em uma panela, refogar o alho na margarina e acrescentar o caldo. Quando o caldo ferver, acrescentar a farinha e ir mexendo até soltar da panela. Sovar a massa

Recheio: ralar uma cenoura, refogar com alho e cebola. Colocar 5 folhas de espinafre com talos cortados e o frango desfiado.


Bem Estar

voltar