CABEC - Caixa de Previdência Privada BEC

Notícias

08.01.2019
Dicas pra aprender como economizar dinheiro

São três grandes categorias (“Organize-se“, “Olhe pra sua renda” e “Diminua seus gastos“), que, juntas, reúnem todos os passos básicos pra quem está querendo reorganizar o orçamento e conseguir, de uma vez por todas, guardar dinheiro. Cada sugestão pode servir pra um perfil, mas chega de enrolação e vamos logo pras dicas:

1. Registre todas as despesas:
Como você pretende controlar seu dinheiro se você não sabe pra onde ele está indo? Este é o primeiro passo pra quem quer começar a poupar dinheiro. Pra ajudar nesta tarefa, você tem duas opções:

- Guardar todas as notinhas do cartão e anotar cada uma das suas despesas em uma planilha de gastos (Não vale esquecer nenhuma!);

- Escolher uma ferramenta automática (sim, estamos falando de nós mesmos do Guiabolso), que puxa todas as suas movimentações bancárias automaticamente em menos de dois minutos.

2. Crie metas pros seus gastos:

Agora que você já sabe exatamente quanto gasta, que tal criar metas pras suas despesas? E mais: dividir tudo isso em categorias! Temos uma regrinha geral, mas cabe você ver se isso serve pra você:

– 50% da renda pros gastos essenciais: todos aqueles necessários pra você se manter no dia a dia, como aluguel, mercado, o ônibus, a gasolina, etc.

– 15% da renda pras prioridades financeiras: se você estiver endividado, sua prioridade será quitar as dívidas. Nada de comprar blusinha! Se não estiver com dívidas, a prioridade é investir.

– 35% da renda pro estilo de vida: todos os gastos relacionados a hobbies e lazer, como academia, salão de beleza, compras no shopping, etc.

É, nós sabemos: não está sendo fácil. É muita despesa pra pouca renda, mas nas próximas dicas você encontrará sugestões pra reduzir cada uma dessas categorias de despesas.

3. Despesas pra cima, renda pra baixo:
Na hora em que estiver criando as metas pro seu orçamento, arredonde as despesas pra cima e a renda pra baixo. vale o ditado: é sempre melhor sobrar do que faltar.

4. Pague suas contas no mesmo dia:
Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas pra logo após o dia em que cai o seu salário. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica na conta apenas com o dinheiro necessário pra passar o mês.

5. Crie prazos pros seus objetivos:
Você quer quitar suas dívidas? Até quando? Quer juntar dinheiro pra comprar um carro? Daqui quanto tempo? Quando as metas têm data ficamos mais motivados pra cumpri-las no prazo. #FicaADica

6. Fale sobre dinheiro em família:
Se você é casado, o tema dinheiro deve fazer parte do dia a dia do casal. Se tem filhos, o mesmo vale pra família. Transparência e sinceridade são os caminhos mais fáceis pra conseguir reorganizar as contas da casa.

7. Pense em como ganhar mais:
Pra que ficar dependendo apenas do seu salário, quando você pode distribuir os ovos em várias caixinhas? Já pensou em pegar um trabalho freelancer pra fazer à noite ou nos fins de semana? Ou então, que tal transformar um hobby (costurar, pintar, cozinhar) em uma nova fonte de renda?

8. Renda variável não é desculpa:
Profissionais autônomos e freelas costumam ter dificuldade em saber quanto vai ganhar no mês. A dica é olhar pros últimos 12 meses e calcular quanto foi o maior ganho, o mínimo, a média e se teve sazonalidade (os meses em que todo ano você costuma ganhar mais e menos).

E lembra dos gastos essenciais? O ideal é que eles caibam na renda mínima. Nos meses em que ganhar acima da média, já sabe o que fazer né? Mande a diferença pro investimento.



Fonte> Guia de Bolso https://blog.guiabolso.com.br/2014/09/19/50-dicas-para-aprender-como-economizar-dinheiro/

voltar