CABEC - Caixa de Previdência Privada BEC

Notícias

26.03.2019
Os 9 melhores blogs de finanças pessoais que você precisa começar a seguir

Se você pretende aprender mais sobre finanças e quer investir mais tempo em educação financeira, uma forma de começar a alcançar os seus objetivos é lendo blogs de finanças pessoais.

Há muito material gratuito, útil e interessante para te ajudar a dar os primeiros passos na organização das suas finanças. Eles podem, inclusive, te ajudar a sair de um perfil de devedor para um perfil de investidor.

Eu fiz uma lista de blogs para você aprender mais sobre dinheiro. Tenho certeza de que, juntamente com o Blog Meu Acerto, eles te ajudarão na sua caminhada rumo à liberdade financeira.

1. Quero ficar rico

“Quero Ficar Rico” é um dos maiores e mais conhecidos blogs de finanças independentes do Brasil.

O autor, Rafael Seabra, aborda de forma simples temas variados relacionados ao dinheiro. Há conteúdos que vão desde como sair das dívidas, passando por organização financeira, até artigos para investidores avançados.

Como o nome sugere, o foco principal do blog é em oferecer conteúdo para quem busca a independência financeira. Fica mais fácil, sobretudo, porque o próprio autor serve de inspiração. Ele deixou uma carreira estável no setor público para se dedicar ao seu sonho de chegar ao primeiro milhão.

Uma das coisas que gosto muito no blog é que o autor compartilha várias de suas experiências pessoais na busca desse sonho e nos inspira na forma como lidar com o dinheiro.

A forma didática com que Seabra escreve praticamente todos os artigos, sempre a partir de uma perspectiva pessoal, facilita muito o entendimento e aproxima o conteúdo do leitor. Vale muito a pena conferir. É um dos meus preferidos.

2. Gustavo Cerbasi

Especialista em inteligência e educação financeira, Gustavo Cerbasi é considerado um guru da área. A sua biografia registra larga experiência em finanças para negócios, planejamento familiar e em economia doméstica.

É provável que já tenha ouvido falar do livro “Casais inteligentes Enriquecem Juntos”. Trata-se de um dos quatorze livros publicados por Cebasi. Somando todos os títulos lançados por ele, já foram vendidos mais de dois milhões de exemplares de suas obras.

Em seu blog, Gustavo Cerbasi aborda várias questões de ordem prática e que são de nosso interesse no dia a dia. Recomendo que dê atenção a área de vídeos, que tem um conteúdo até mais vasto que os artigos publicados no blog.

3. Clube dos poupadores

O clube dos poupadores é um blog de educação financeira e investimentos. Lá, você aprende até se vale a pena financiar uma moto, como fazer para poupar e fazer a compra à vista. Lista os bancos que dão mais dor de cabeça para os clientes. Então, dá para ver que trata se de um blog de assuntos de ordem prática que vão além da simples poupança, não é mesmo?

Mas, também, são tratados assuntos mais técnicos no blog de Leandro Ávila. Já li por lá artigos sobre juros estruturais (o que e isso? Lá no blog tem a resposta), como funciona o sistema de preços e outros temas interessantes que te ensinam como funciona o mercado financeiro.

Acho esta proposta bem legal. Além de aprender assuntos de ordem prática, você se informa sobre temas que influenciam em suas decisões e você nem sabe que existem.

Em 2016, o Clube dos Poupadores foi considerado o blog de educação financeira mais visitado. Isso, segundo dados do medidor de tráfego na internet Alexa.

4. Valores reais

Este é um blog mais voltado para investimento. Aqui, além de aprender o que é aquela “sopa de letrinhas” do “economês” – CDB, DCI, LCA, SELIC, etc. – você aprende como investir de forma prática. Mas, mesmo que o foco seja investimentos, o blog também tem artigos com outros temas relacionados a finanças práticas.

Os artigos, mesmo quando abordam temas mais técnicos, são muito bem redigidos e de fácil entendimento.

5. O primo rico

É possível que você já tenha ouvido falar dos personagens Primo Rico e Primo Pobre do seriado humorístico brasileiro “Balança, mas não cai”.

Tudo bem, ele foi exibido há muitos anos (entre 1960 e 1980), mas a fama e referências a ele atravessou gerações. Se você é mais jovem, pegunte a seus pais ou avós. Com certeza, eles os conhecem.

Nesse cenário de balança mais não cai que pode ser a nossa vida financeira, o consultor Thiago Nigro, autor deste blog, quer que você se transforme no primo rico da história.

Ele dá várias dicas financeiras para você garantir uma boa aposentadoria e ensina a investir com segurança e rentabilidade.

É um blog mais voltado para quem quer investir e garantir uma boa renda no futuro.

6. Dinheirama

Citado em praticamente todas as listas de melhores blogs de finanças , Dinheirama, de Conrado navarro é outra ótima referência em educação financeira no Brasil.

Se você está em busca de dicas, notícias e artigos para cuidar de seu dinheiro e quer tudo isso reunido em um mesmo lugar, o Dinheirama é para você.

No blog, os artigos estão sempre conectados com notícias e atualidades. Além disso, Conrado Navarro oferece conteúdo para entender diferentes momentos financeiros de nossa vida, do endividado ao investidor.

7. Me poupe

Você quer se atualizar sobre o seu dinheiro, mas acha finanças um assunto chato e quase dorme quando lê ou assiste a vídeos sobre o assunto? Esse blog é o que você estava procurando.

No “Me poupe”, da jornalista Nathália Arcuri, informação e bom humor caminham juntos. Não é à toa que o canal de mesmo nome que o blog mantém no Youtube está perto de chegar a 2 milhões de inscritos. Um fenômeno neste segmento.

Falando um pouco mais do canal do YouTube, ele oferece uma espécie de “entretenimento financeiro”. Os vídeos são recheados por maneirismos, personagens, musiquinhas, paródias, gírias da internet e carisma de Nathália.

E tudo isso funciona muito bem, especialmente entre os mais jovens. A abordagem de temas como investimento, finanças pessoais e organização financeira são tratados de forma leve, mas nem por isso, menos informativa.

No blog, você encontra boa informação, planilhas, simuladores, pechinchas e dicas diversas para o bolso. Ficou curioso? Vale à pena conferir.

8. Júlia Mendonça

Júlia Mendonça também alia bom humor a informações sobre finanças. Mas, tem abordagem diferente do blog Me Poupe. Aqui, assuntos sobre endividamento tem grande destaque.

É justo, porque Júlia Mendonça saiu de uma dívida que passava de R$ 80 mil para se transformar em uma investidora e educadora financeira de sucesso em poucos anos.

É um ótimo exemplo para quem está endividado. Sobretudo através da organização financeira, Júlia saiu do abismo do endividamento. Junto com o marido, pagou as dívidas e começou a investir.

Além do blog, Júlia Mendonça mantém um canal no YouTube (foi por lá que cheguei ao seu blog). Ela trata também de assuntos de finanças práticas, hábitos financeiros saudáveis, investimento, assuntos cotidianos e comportamentos que influenciam nas finanças.

9. Você mais rico

Finamente, fechando a lista, está o “Você mais rico”. O blog de Bruno Perini reúne conteúdo diversificado sobre finanças. É para o endividado, para o investidor e para o novo empreendedor.

Aliás, Bruno Perini acredita que “a educação financeira e o empreendedorismo são forças motoras capazes de mudar o Brasil”.

Além disso, o blog também possui um vasto conteúdo em vídeo aplicado à educação financeira. Assim, tanto quanto os seus artigos, os vídeos também trazem linguagem simples e descomplicada, voltados para o aumento de sua educação financeira.




Fonte: https://blog.meuacerto.com.br/entenda-seu-dinheiro/os-melhores-blogs-de-financas-pessoais/

voltar