Assim como na saúde física, não adianta manter uma alimentação saudável por uma semana e na outra não. Quem quer obter saúde financeira também precisa tornar essa atitude uma prática de vida cotidiana. Pensando nisso, o Informativo CABEC traz nessa edição uma série de dicas para economizar em uma despesa que é comum a todos: o supermercado.
É claro que fazer uma lista de compras é o pilar fundamental desse processo. Mas, antes de detalharmos como fazer uma boa lista de compras, há outros comportamentos que precisam ser observados para economizar no mercantil.
1 – Defina um dia para ir ao supermercado Se puder, defina um dia específico para realizar as compras, bem como a frequência de idas ao supermercado, que pode ser uma vez no mês ou uma vez na semana.
Nesse caso, é importante definir bem as quantidades para o período. Muitos supermercados têm promoções em dias específicos da semana: dia da carne, dia do hortifruti, etc. Fique de olho para aproveitar o dia e comprar mais barato os itens que mais pesam no seu orçamento.
2 – Evite ir ao supermercado com fome ou com pressa.
Quando estamos com fome, acabamos escolhendo com base na vontade de consumir aqueles itens no momento. Se estamos apressados, acabamos não pesquisando preços e não prestando atenção nas promoções disponíveis. Isso evita compras supérfluas, por impulso.
3 – Determine o quanto pretende gastar.
É importante termos um orçamento predefinido para nossas despesas fixas e variáveis, de acordo com nosso planejamento pessoal e familiar. Isso ajuda a nortear o quanto estamos gastando com alimentação e a redefinir prioridades, para não estourar o orçamento. Respeite esse valor ao máximo. Caso haja a real necessidade de ultrapassá-lo, avalie bem a situação.
4 – Faça uma lista antes de sair de casa.
Parece simples, mas é fundamental. Uma lista de compras pode ajudar com a organização do seu orçamento. Quando não sabemos o que estamos buscando, a chance de comprar o de que não precisamos é maior, assim como de esquecer itens fundamentais e acabar tendo que voltar às compras. O primeiro passo é saber o que já temos em casa, para evitar compras repetidas e desnecessárias. Cheque a geladeira, a despensa de casa, os locais em que você guarda itens de higiene e limpeza, entre outros possíveis locais de organização. Se preferir, anote as coisas que forem acabando ao longo do mês. Assim, você não precisa se lembrar de tudo em um dia só. Defina os itens da sua lista de compras de acordo com os hábitos da sua família. Lembre-se de classificar ou ordenar as compras por categoria. Isso também facilita a sua circulação no supermercado e otimiza o tempo: Mercearia, Limpeza e Higiene Pessoal, Frutas e Legumes, Frios e Laticínios, Carnes e Congelados, Padaria e Doces, Bebidas e outros. Atualmente existem diversos aplicativos de lista de compras para otimizar esse processo. Se você prefere algo mais manual, há disponíveis na Internet vários modelos de lista de compras para imprimir.