Série de conteúdos ajudarão a compreender melhor e lidar com a doença
A partir desta edição, o Informativo CABEC irá trazer uma série de conteúdos relacionados a uma das doenças que mais preocupam idosos e familiares: o Alzheimer. A iniciativa visa orientar participantes e assistidos desde o diagnóstico até como melhorar a qualidade de vida do seu familiar, sem deixar de cuidar de si.
“Quanto mais você sabe da doença, melhor você cuida; quanto melhor você cuida, menos ela avança ou avança de maneira mais devagar. Isso é essencial para o bem-estar da pessoa doente”, orienta o médico geriatra Alexandre Cavalcanti, criador do projeto “Mais sobre o Alzheimer”, uma plataforma de suporte à família e ao cuidador do paciente que sofre com a doença.
O primeiro passo é identificar. Os sintomas de Alzheimer são muito marcantes, como a perda de memória e confusão mental. Quando um familiar começa a manifestar esses sintomas, essa é a primeira doença que vem à cabeça, mas como saber se o que está ocorrendo é apenas algo normal da idade, Alzheimer ou outras doenças?
Confira algumas dicas para perceber se o que há é uma perda de memória “normal” do envelhecimento, ou se precisamos ligar o sinal de alerta para Alzheimer. Em todos os casos, é fundamental procurar o acompanhamento de um médico geriatra, que inclusive são pouquíssimos no Brasil.
No Ceará, apenas 37 médicos possuem o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que disponibiliza em seu site https://sbgg.org.br uma busca para confirmar se o profissional é realmente geriatra ou gerontólogo, ou não.