Você sabia que, depois da água, o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo? O Brasil é o segundo maior consumidor de café do planeta, ficando aproximadamente 4,7 milhões de sacas atrás dos Estados Unidos. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), somente em 2022 foram consumidos mais de 21 milhões de sacas no mercado interno, o que representa 41,8% da safra produzida ano passado no País.
A influência da cafeína também reflete no apetite e na potência sexual. Homens e mulheres que consomem ao menos uma xícara por dia têm vida sexual mais ativa em relação àqueles que não o fazem. É importante que cada pessoa avalie a forma com que reage à cafeína e, independentemente do seu tipo de metabolismo, não abusar. Os idosos podem consumir diariamente até 300mL de café, ou seja, duas xícaras por dia.
CONFIRA ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DO CAFÉ:
Desacelera o envelhecimento.
Previne doenças cardiovasculares.
Reduz os riscos de desenvolver câncer de próstata.
Diminui os riscos de surgimento da depressão.
Aumenta o metabolismo, ajudando a reduzir o excesso de gordura corporal.
Aumenta os níveis de adrenalina, proporcionando maior energia.
Se você toma café todos os dias também é importante não exagerar no açúcar. Uma técnica é ir, aos poucos, reduzindo a quantidade que se coloca na xícara. As papilas gustativas, presentes em toda a extensão da língua, têm a capacidade de adaptação. Com o tempo, aceitamos novos gostos e somos até capazes de tomar o cafezinho sem açúcar.