A quarentena mudou os hábitos de consumo de grande parte dos brasileiros. Já que a orientação é ficar em casa e evitar as saídas desnecessárias, muitas pessoas têm descoberto o universo das compras online. Apesar da comodidade e das facilidades que esse meio oferece, é necessário estar atento para realizar as compras pela internet de forma segura e evitar transtornos.
Somente na primeira quinzena de março, o volume de vendas online cresceu 40%. De acordo com levantamento realizado pela Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado para e-commerce do grupo ClearSale, o faturamento dos produtos de saúde cresceu 111% no comparativo de igual intervalo entre 2019 e 2020. O boom das vendas também entrou no radar da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que identificou um aumento de 180% em transações nas categorias de alimentos e saúde entre os dias 13 e 20 de março.
Mas não foi só a margem do comércio eletrônico que disparou nas últimas semanas. Os chamados “fraudadores”, pessoas que roubam dados na web para realizarem compras futuras, também estão aproveitando a boa fase na internet.
Dados extraídos da ferramenta “Transparency Report” do Google mostram que, em temporadas normais, o número de sites que parecem legítimos para fazer os usuários digitarem informações pessoais não passa da casa dos 40 mil ao redor do mundo. No entanto, desde que a pandemia do novo coronavírus ganhou força, esse cenário mudou: no dia 15 de março, a ferramenta apontou 159,3 mil sites inseguros. No dia 19 de janeiro, eram apenas 36,1 mil – um aumento de mais de 341% em apenas dois meses.
Quem começa a navegar nas compras online tem que prestar atenção para não cair em golpes. O delegado Julius Bernardo, da Célula de Inteligência Cibernética do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil do Ceará, explica que, ao optar por uma compra online, o consumidor deve verificar a reputação do site em buscadores. “Em uma pesquisa rápida na internet, é importante observar o que as pessoas estão comentando, se já foram vítimas de algum golpe, se o site é seguro e de confiança”, reitera.
Mesmo com todos os cuidados, se você for vítima de alguma fraude na internet, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) pela Delegacia Eletrônica (Deletron), através do endereço eletrônico https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/. Com o B.O. registrado, a vítima deve entrar em contato com o seu cartão de crédito para tentar cancelar a compra não reconhecida e informar também a loja onde a compra foi efetuada.