O verão está chegando e com ele maior é o perigo de as pessoas desidratarem. Todo mundo está sujeito a esse problema e em qualquer época do ano, mas vale reforçar os cuidados nesta época, especialmente em idosos.
A desidratação ocorre quando uma pessoa apresenta baixa concentração de água e minerais no corpo. Após os 65 anos, a absorção de água pelo corpo vai perdendo a eficácia. Por isso os idosos são ainda mais vulneráveis e se desidratam com mais facilidade. Além da pouca ingestão de água, as variações de temperatura são ainda mais sentidas pelos idosos, aumentando o déficit hídrico. Além disso, alguns medicamentos, principalmente os diuréticos, podem fazer com que eles percam ainda mais líquidos. Embora aparentemente seja simples de resolver, a desidratação pode ser um problema grave para os idosos, aumentando o risco de quedas, constipação, problemas dentais, distúrbio pulmonar, infecções urinárias, pedras nos rins e piora da função cognitiva. Além disso, como a pele dos idosos é geralmente mais fina, ao ressecar, acaba mais propensa a machucados e outros problemas dermatológicos.
CONFIRA ALGUNS SINAIS DA DESIDRATAÇÃO
• OLHOS FUNDOS E OLHEIRAS
• BOCA E PELE SECA
• CANSAÇO EXCESSIVO, FRAQUEZA E TONTURA
• AUMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA
• DESMAIO OU QUEDA DA PRESSÃO ARTERIAL
DICAS PARA EVITAR A DESIDRATAÇÃO
Beba líquidos durante as refeições, ao longo do dia e ao receber a medicação de rotina. Para calcular a quantidade de água que se deve beber, basta multiplicar o peso corporal por 35. Uma pessoa de 60kg, por exemplo, deveria ingerir 2,1 litros de água por dia.
Tenha opções variadas, como sucos naturais, chás ou águas saborizadas, mas evite refrigerantes e sucos com altas quantidades de açúcar.
Aumente o consumo de frutas e legumes, especialmente as que possuem altas quantidades de água, como a melancia, a laranja, o melão e o chuchu.
Use roupas leves, para diminuir a perda de líquido pelo suor, principalmente durante as atividades físicas.
Caso tenha algum episódio de aumento da perda de líquido, como diarreia, beba mais água, incluindo água de coco e soro caseiro, para repor os nutrientes perdidos.