Penduricalhos Financeiros
Detox em suas Finanças Pessoais
Nesta edição do Informativo CABEC, o consultor financeiro Alexandre Santiago assina a coluna Educação Financeira com dicas importantes para melhorar a saúde financeira dos aposentados e assistidos do Plano BD. Para começar, um artigo com dicas valiosas para acabar de vez com os “penduricalhos” em suas finanças, aquelas despesas desnecessárias que vão sugando o seu suado dinheirinho. Confira as dicas que irão ajudar você a se livrar definitivamente desses sanguessugas do seu dinheiro.
Por Alexandre Santiago | ola@alexandresantiago.com.br | @santiagofinancas
1) Adeus, taxas bancárias
A maioria das pessoas não utiliza metade das funções e serviços de sua conta bancária. Para esse tipo de perfil foi criada a conta digital, que lhe dá o mínimo de operações, como saques, extratos e transferências, e tudo isso a custo zero por mês.
Se você não é um superusuário da sua conta bancária, seria interessante solicitar uma conta digital e economizar esse dinheiro.
Imagine que você paga 50 reais por mês de taxas de serviço para o seu banco. Indo para o digital, você economiza por ano 600 reais, e vamos combinar que dá para fazer muita coisa legal com esse dinheirinho extra, não é?
2) Seguro contra perda e roubo do seu cartão
Se você tem esse tipo de serviço nos seus cartões, lamento informar: isso é completamente desnecessário, já que, pela legislação (CDC), os bancos são obrigados a lhe devolver valores de compras indevidas, após averiguação, sem nenhum custo adicional.
Portanto é completamente desnecessário esse valor que você paga. Imagine se uma pessoa tem seguro em dois cartões e o custo de cada seguro seja 10 reais por mês. São 240 reais por ano só de seguro. Já parou para pensar o que dá para fazer com esse dinheiro?
3) Anuidade dos cartões de
crédito
Se você paga esse tipo taxa, por vantagens que muitas vezes você não usufrui, me desculpe, mas você está gastando dinheiro à toa. Ainda mais se você tem faturas do cartão numa média acima de R$ 2 mil ao mês.
Pense comigo… As operadoras de cartão já ganham das empresas em média 3% sobre cada operação, e você pagando anuidade, temos aqui, caro leitor, um grande sócio nas suas compras.
Negocie a isenção da anuidade sob pena de cancelar o seu cartão. Se isso não for feito, o mercado já oferece uma série de cartões sem anuidade e com bons serviços e vantagens.
4) Penduricalhos Digitais
Aqui vamos falar dos aplicativos, serviços e assinaturas com débito automático em conta ou no cartão de crédito.
É muito importante, todo mês, você revisar os seus extratos de conta bancária e de cartão de crédito para avaliar se os serviços que você está utilizando de aplicativos como Netflix, Spotify e outros estão realmente sendo utilizados com a frequência que justifique o seu investimento mensal.
Caso contrário, minha sugestão é cancelar e tentar obter uma conta compartilhada com a família ou amigos, uma vez que sua utilização não está compatível com o valor cobrado.
Cada aplicativo desses pode custar em média 25 reais por mês. E novamente pensando, em um ano são 300 reais gastos sem usufruir do serviço.
Reveja também aquelas assinaturas de revistas que você não lê, box de produtos, plataformas de cursos online que você não assiste mais.