Confira as dicas para viajar, fazer amizades, compartilhar experiências e descobrir novos mundos
Como passar pelo mês de julho sem pensar em férias? O meio do ano chegou e junto dele o momento de dar uma pausa, refletir, reavaliar nossos projetos e relaxar para recomeçar tudo novamente. Agora, imagine se pudéssemos viver essa experiência, esse “estado de férias”, sempre que quisermos e julgarmos necessário?
Essa é uma das vantagens do chamado “turismo na terceira idade”, uma modalidade turística com exigências e características próprias e que tem crescido muito nos últimos anos. Seja a sós ou em grupo, para destinos nacionais ou internacionais, é cada vez maior a quantidade de pessoas acima de 60 anos que têm aproveitado as oportunidades de uma vida mais “tranquila” para viajar.
A longevidade da população tem contribuído para o aumento da procura por este tipo de serviço. A projeção do IBGE é de que, em 2060, um quarto da população deverá ter mais de 65 anos. Isso sem falar que a população idosa está cada vez mais “jovem”, dispondo de mais saúde e qualidade de vida.
Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Booking.com aponta que “77% dos viajantes brasileiros de terceira idade dizem que viajar será a melhor forma de aproveitar o tempo livre que terão com a aposentadoria”.
Afinal, viajar faz bem para o corpo, para a mente e para as emoções. Conhecer novos lugares, fazer amigos, passar mais tempo com a família, descobrir novas culturas, realizar um sonho… O turismo na terceira idade aumenta a qualidade de vida e contribui diretamente para a economia das cidades que recebem esse público.
Isso porque geralmente esse grupo de turistas tem mais flexibilidade, uma vez que grande parte já conseguiu se aposentar, tem mais recursos disponíveis e a opção de viajar na baixa temporada. Isso é bom para o turista, que encontra preços mais atrativos, e para os empresários, que reduzem a ociosidade nos períodos de baixa.
Por isso, as agências de viagem têm ficado de olho nesse público, oferecendo pacotes com destinos diversos, como santuários ecológicos, cidades históricas e roteiros religiosos e gastronômicos, além de roteiros internacionais, que prometem experiências únicas e inesquecíveis. Basta ficar de olho em alguns cuidados.