Reconhecer, Registrar, Revisar e Realizar. Esses são os 4Rs conhecidos como os pilares da educação financeira. Mais que palavras, esses conceitos sintetizam ideias-chave para quem quer aprender a lidar com a própria renda e organizar as finanças de forma mais consciente.
Vamos aprender a trilhar esse caminho juntos?
RECONHECER: O primeiro passo é reconhecer. Esse é o momento da tomada de consciência. É hora de identificar e aceitar a realidade da sua vida financeira. A chave é a reflexão: ver onde você está errando e acertando, o que deve melhorar e quais as suas prioridades e projetos futuros. Entender nossos hábitos de consumo permite que assumamos o controle dos nossos gastos (e da nossa vida).
REGISTRAR: Quem quer uma vida financeira saudável não pode confiar apenas nas suas impressões. “Eu acho” não cabe numa vida com controle. Para saber pra onde realmente o seu dinheiro está indo é preciso colocar as informações de receitas e despesas na ponta do lápis. O planejamento estratégico depende de dados exatos, para que se tenha uma visão objetiva da situação. Aproveite as diversas ferramentas gratuitas disponíveis na Internet, como a planilha disponibilizada pelo canal Primo Pobre youtube.com/@PrimoPobre.
REVISAR: O terceiro pilar é a revisão. Não basta apenas traçar um planejamento inicial. É preciso analisar periodicamente os registros financeiros para identificar padrões e áreas de melhoria. A revisão possibilita ajustar os planos; identificar e corrigir erros; monitorar o progresso e identificar novas oportunidades de otimizar os recursos, além de antecipar potenciais problemas financeiros.
REALIZAR: É hora de colocar o plano em prática. Agora que já entendemos o quanto ganhamos e para onde estão indo nossos recursos, podemos colocar o nosso planejamento financeiro em prática. Ou seja, não basta planejar. Para que as melhorias sejam reais é preciso realizar, cumprir as metas estabelecidas. É claro que uma vida inteira sem controle não será resolvida da noite para o dia, mas é preciso seguir firme para conquistar o equilíbrio financeiro.