Glossário Cabec
There are 31 names in this directory beginning with the letter O.
OBRIGAÇÃO
Dívida ou exigibilidade geralmente associada a um título de crédito emitido por um ente público ou privado.
OFERTA PRIMÁRIA
É quando a empresa, com capital aberto ou não, faz uma emissão de novas ações. Os papéis são emitidos para aquela negociação e o dinheiro da operação vai todo para o caixa da companhia.
OFERTA PÚBLICA DE COMPRA
Proposta de aquisição, por um determinado preço, de um lote específico de ações, em operação sujeita à interferência.
OFERTA PÚBLICA DE VENDA
Proposta de colocação, para o público, de um determinado número de ações de uma empresa.
OFERTA SECUNDÁRIA
É quando a empresa, que já tem capital aberto, negocia papéis que já haviam sido emitidos e estavam em poder do controlador ou de um fundo. O dinheiro da negociação não vai necessariamente para o caixa da empresa, e sim para quem está vendendo as ações.
OPÇÃO
Contrato que envolve o estabelecimento de direitos e obrigações sobre determinados títulos, com prazo e condições preestabelecidos.
OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES
Direito outorgado ao titular de uma opção de, se o desejar, adquirir um lote-padrão de determinada ação, por um preço previamente estipulado, durante o prazo de vigência da opção.
OPÇÃO DE VENDA DE AÇÕES
Direito outorgado ao titular de uma opção de, se o desejar, vender um lote-padrão de determinada ação, por um preço previamente estipulado, na data de vencimento da opção.
OPERAÇÃO COM PARTICIPANTES/ASSISTIDOS
Conta contábil que registra operação de mútuo (empréstimos e financiamentos) entre o Plano de Benefícios administrado pela EFPC e os participantes e assistidos dos Planos de Benefícios por ela administrados.
OPERAÇÕES A FUTURO
Caracterizam-se pela negociação de ativos com liquidação financeira diária e entrega futura. O seu principal objetivo é a manutenção, a cada dia, dos valores das posições compradas e vendidas de qualquer contrato, nos níveis do mercado.
OPERAÇÕES A TERMO
São operações com prazos de liquidação diferidos, a um preço fixado, para a entrega em uma data definida, a partir da data da negociação. O preço a termo de uma ação resulta da adição, ao valor cotado no mercado à vista, de uma parcela correspondente aos juros, que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Quanto maior o prazo, maior a taxa de juros.
OPERAÇÕES À VISTA
Caracteriza-se pela compra ou pela venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão. Assim, quando um negócio é realizado, o comprador deve arcar com o valor financeiro envolvido na operação, e o vendedor deve fazer a entrega dos títulos-objeto da transação. Os preços são formados em pregão pela dinâmica das forças de oferta e de demanda de cada ação.
OPERAÇÕES COM PARTICIPANTES
Compromisso assumido pela entidade com a concessão de empréstimos e financiamentos a participantes.
OPERADOR DO SISTEMA ELETRÔNICO
Representante de uma sociedade corretora, que executa ordens de compra e de venda de ações e/ou opções pelo sistema de pregão eletrônico da Bovespa.
ORDEM
Instrução dada por um cliente a uma sociedade corretora, para a execução de compra ou venda de valores mobiliários.
ORDEM DE COMPRA
Orientação do analista para compra de um papel. No jargão do mercado também se usa a palavra em inglês buy.
ORDEM DE PAGAMENTO
Qualquer documento escritural em que uma pessoa autoriza outra a receber pagamento de uma terceira.
ORDEM DE VENDA
Orientação do analista para venda de um papel. No jargão do mercado também é usada a palavra em inglês sell.
ÓRGÃO FISCALIZADOR
Órgão definido por lei para supervisionar, fiscalizar, coordenar, orientar e controlar as atividades das EFPCs. Essa função é exercida atualmente pela PREVIC.
ÓRGÃO REGULADOR
Órgão definido por lei para regular, normatizar e coordenar as atividades das EFPCs. O CNPC – Conselho Nacional de Previdência Complementar é o órgão que exerce esse papel.Órgão definido por lei para regular, normatizar e coordenar as atividades das EFPCs. O CNPC – Conselho Nacional de Previdência Complementar é o órgão que exerce esse papel.
ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS
Unidades que compõem a estrutura administrativa de uma EFPC, previstas em seu respectivo estatuto.
OSCILAÇÃO
Variação (positiva ou negativa) verificada no preço de um mesmo ativo em um determinado período de tempo.
OUTRAS CONTRIBUIÇÕES
Valor presente das contribuições da patrocinadora e dos participantes atualmente ativos, destinadas a financiar os benefícios dos participantes e beneficiários em gozo de prestação continuada.
OUTRAS CONTRIBUIÇÕES DA GERAÇÃO ATUAL (RELATIVAS À RESERVA MATEMÁTICA DE BENEFÍCIOS A CONCEDER, RMBAC)
Conta contábil que registra o valor atual das contribuições do patrocinador e dos participantes da geração atual, destinadas a financiar os benefícios relativos a essa massa.
OUTRAS CONTRIBUIÇÕES DA GERAÇÃO ATUAL (RELATIVAS À RESERVA MATEMÁTICA DE BENEFÍCIOS CONCEDIDOS, RMBC)
Conta contábil que registra o valor atual das contribuições do patrocinador e dos participantes ativos, destinadas a financiar os benefícios dos assistidos em gozo de benefício de prestação continuada.
OUTRAS CONTRIBUIÇÕES DAS GERAÇÕES FUTURAS
Relativamente à reserva matemática de benefícios concedidos, valor presente das contribuições da patrocinadora e dos participantes das gerações futuras, destinadas a financiar os benefícios dos participantes e beneficiários em gozo de benefício de prestação continuada.
OUTRAS CONTRIBUIÇÕES DAS GERAÇÕES FUTURAS (RELATIVAS À RESERVA MATEMÁTICA DE BENEFÍCIOS CONCEDIDOS)
Conta contábil que registra o valor atual das contribuições do patrocinador e dos participantes das gerações futuras, destinadas a financiar os benefícios dos assistidos em gozo de benefício de prestação continuada.