Glossário Cabec
There are 37 names in this directory beginning with the letter T.
TÁBUAS BIOMÉTRICAS
Instrumentos estatísticos e demográficos utilizados pelos atuários para medir, em cada idade, as probabilidades dos eventos de morte, sobrevivência, morbidez e invalidez de determinado grupo de pessoas vinculadas a um Plano de Benefícios.
TAC
Termo de Ajustamento de Conduta. Termo de compromisso firmado entre a PREVIC e os representantes das entidades e dos patrocinadores ou instituidor com vistas à adequação de eventuais condutas à legislação e às diretrizes estabelecidas para as EFPCs.
TAFIC
Taxa de Fiscalização. Taxa cobrada pela PREVIC em decorrência do exercício das atividades de fiscalização e supervisão.
TAKE OVER
Processo de aquisição do controle societário de uma empresa por outro grupo, através da compra em bolsa de valores de ações da empresa.
TARIFAÇÃO
Procedimento de cálculo do prêmio de forma que ele seja adequado conforme a avaliação do risco de uma pessoa física ou jurídica.
TAXA DE ADMINISTRAÇÃO
Percentual incidente sobre o montante dos recursos garantidores dos planos de benefícios.
TAXA DE CARREGAMENTO
Percentual incidente sobre a soma das contribuições e dos benefícios pagos pelo plano.
TAXA DE JUROS ATUARIAIS
Taxa utilizada na avaliação atuarial destinada a projetar os recursos garantidores e para determinar o valor atual de qualquer compromisso diferido do Plano de Benefícios.
TAXA DE MORTALIDADE
Relação existente entre a freqüência de mortes de membros de um grupo de pessoas e a quantidade de membros que compõem este grupo, num certo período de tempo.
TAXA DE PERFORMANCE
Percentual cobrado pelos bancos sobre a parcela da rentabilidade de um investimento que exceder a variação de um determinado índice pactuado.
TAXA REAL DE JUROS
Taxa de juros equivalente ao crescimento dos ativos do Plano de Benefícios decorrente do retorno dos investimentos, apurada em um determinado período, descontado o efeito da inflação.
TAXA SELIC
É a taxa que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos.
TBAN
É o teto das taxas de juros no mercado nas operações entre instituições financeiras. O percentual é fixado pelo COPOM.
TERMO DE ADESÃO
Instrumento que formaliza o estabelecimento da relação contratual entre o Plano de Benefícios e os seus participantes, vinculando-os aos dispositivos do respectivo Regulamento.
TERMO DE OPÇÃO
Documento pelo qual o participante manifesta sua opção pelo instituto do Autopatrocínio, do Benefício Proporcional Diferido, do Resgate ou da Portabilidade.
TERMO DE PORTABILIDADE
Documento que formaliza a transferência dos recursos correspondentes ao direito acumulado do participante entre entidades de previdência complementar, pelo exercício da Portabilidade.
TIPO DE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS
Forma de administração dos ativos financeiros da entidade. Podendo ser externa, interna ou mista.
TÍTULO DO TESOURO NACIONAL
São papéis vendidos pelo governo federal, para captar recursos estrangeiros.
TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA
O Governo Federal, visando obter dinheiro no exterior para financiar sua operação, pode vender títulos da dívida externa a investidores estrangeiros que emprestam seu dinheiro em troca de uma taxa de juros definida. O IDU (interest due unpaid) é um exemplo de um título da dívida externa.
TR
Taxa Referencial. É a taxa que define o rendimento das Cadernetas de Poupança e do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
TRANSFERÊNCIA DE PATROCÍNIO
Ocorre quando uma empresa sucede à outra no patrocínio de determinado plano de benefícios.
TRANSFERÊNCIAS INTERPROGRAMAS
Conta contábil utilizada para identificação da movimentação de recursos e da apuração de resultados dos programas previdencial, assistencial, administrativo e de investimentos.
TRIBUTO
Toda prestação pecuniária compulsória, prevista em lei e que não constitui sanção de ato ilícito, cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.